Sopa de Funcho


5.0
01

Quem nunca foi surpreendido pelo seu aroma das ervas aromáticas?
Muitas são as ervas aromáticas que tem o poder de nos transportar, o Funcho à semelhança dos Coentros e da Hortelã tem o poder de nos levar através do cheiro.
Também conhecido por anis-doce ou erva-doce o seu uso é diversificado, as sementes são usadas como condimentos ou especiarias e a sua raiz pelas propriedades diuréticas é usada para chás e tisanas.
Geograficamente o funcho tem origem na bacia do Mediterrâneo, com variações no Médio Oriente. Em Portugal está associado às ilhas dos Açores e da Madeira, estando até na origem do nome da cidade do Funchal, onde era muito abundante.
Por ser espontânea nas nossas ilhas, depressa foi introduzida na alimentação dos ilhéus e acabou por constituir um dos pratos típicos da mesa Açoriana a Sopa de Funcho.
A sua receita é comum em diversos livros desta cozinha, mas devido às especificidades próprias de cada ilha, as variações são muitas, quer nos ingredientes quer na confecção. Existem sopas com couve, sopas passadas, ou com variedades de enchidos e carnes salgadas.

O aroma levemente anisado confere à sopa um sabor forte e inconfundível. Experimente!

Ingredientes:
1 cebola
2 inhames* ou para quem preferir pode usar 4 batatas
2 Chávenas de feijão branco cozido
Banha de porco
Toucinho fumado
Funcho picado fresco
Sal e pimenta

Preparação:
1) Refogue a cebola em banha,
2) Junte o inhame partido em cubos, o toucinho fumado e metade do feijão branco cozido,
3) Cubra com água e leve ao lume até ficar tudo cozido,
4) Retire o toucinho e parta-os em pedaços, com um garfo amasse levemente o inhame e o feijão junte o toucinho e o funcho muito picadinho.
5) Leve ao lume brando por mais 8-10 minutos.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *