Pão de Milho


Ingredientes:
Farinha de milho, Sal, água a ferver.
Fermento ( é feito com um pouco da massa do pão que se cozeu anteriormente. Depois, escalda-se farinha de milho, que se junta à massa do pão depois de arrefecido. Só se deve utilizar este fermento no dia a seguir, ou seja, se quer cozer num determinado dia, tem que fazer o fermento no dia anterior), rolão branco ou batata doce raspada (mistura que se colocava no pão.

Preparação:
Peneira-se a farinha de milho para um alguidar. Entretanto, numa tigela, dissolve-se o sal em água bem quente.
No alguidar, a farinha é escalada com água a ferver até formar uns torrões. Depois deixa-se arrefecer. De seguida mistura-se a água com o sal, o fermento; faz-se uma bola com a massa no alguidar e desenha-se uma cruz na massa.
Deixa-se levedar e quando esta estiver arregoada, está levedada. Assim, colocam-se quantidades relativamente pequenas ou grandes de acordo com tamanho desejado. Seguidamente polvilha-se uma tigela com farinha de milho, coloca-se a massa e “boleia-se”.
Na pá, coloca-se folhas de conetira e vira-se o pão em cima desta. O forno tem que estar bem quente e para isso deixa-se as brasas dentro do forno. Este está quente quando as portas do forno estão brancas. Dali a uma hora o pão está cozido.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *