Queijadas de Vila Franca do Campo


Avalie a receita

A receita destas deliciosas queijadas foi criada pelas freiras do antigo Convento de Santo André, localizado em Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, Açores. São, por isso, uma das relíquias da doçaria conventual açoriana, sendo muito apreciadas e dos doces regionais mais procuradas da ilha de S. Miguel.

As queijadas têm como ingredientes principais o leite, os ovos (sobretudo as gemas) e o açúcar que, no conjunto da receita, lhe conferem uma textura única e um sabor deliciosamente inconfundível.

Ingredientes:
Para a massa

½ colher (sopa) de banha
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
1 ovo
250 g de farinha
sal q.b.

Para o recheio e cobertura

1 clara
1 colher (chá) de manteiga
1 colher (sopa) de farinha
2 l de leite
250 g de açúcar
6 gemas
coalho q.b.
açúcar em pó p/ a cobertura

Confeção:

Comece por preparar o recheio. Amorne o leite, juntando-lhe o coalho nas proporções indicadas. Abafe o recipiente e deixe coalhar.

Retire o coalho com um pano e esprema para sair o soro, de modo a obter uma massa bem seca. Amasse para ficar muito fino.

Junte as gemas, a clara, o açúcar, a manteiga e a farinha. Depois de bem misturado, leve a levantar fervura em lume brando. Retire do lume e, depois de arrefecer um pouco, passe por uma peneira ou passador fino. Reserve no frigorífico.

A massa deverá ser preparada no dia seguinte.

Amasse os ingredientes indicados com um pouco de água morna, de modo a obter uma massa que se possa estender. Embrulhe num guardanapo e deixe repousar.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *