Bife à Regional


4.2
10

Este é um prato incontornável da bela ilha de São Miguel, onde se encontra em praticamente todos os restaurantes, do mais simples ao mais arrojado. O bife regional – ou bife à micaelense – pode ser confeccionado com algumas variantes – vinho branco ou cerveja mas também whisky ou brandy, com ou sem ovo à cavalo, etc. -, mas não lhe pode faltar a imprescindível “pimenta da terra em calda” que lhe dá o seu sabor tão pungente e característico. Uma delícia para quem aprecia carne.

Ingredientes para 1 pessoa

1 bife de novilho (lombo, acém…) com 150-180 g
1/2 pimento de curtume*, escorrido e cortado em tiras
1 dente de alho laminado
1 folha de louro
50 ml de vinho branco seco (ou de cerveja)
óleo q.b.
1 noz de manteiga com sal
sal & pimenta moída no momento

* os pimentos ditos “de curtume” ou “pimentas da terra em calda” são uma especialidade tipicamente açoriana. Conservados em vinagre e sal marinho, dão um toque forte e picante a alguns pratos regionais, entre os quais o famosos bife à moda de São Miguel. Também costumam ser servidos a acompanhar petiscos.

Preparação

Aquecer um pouco de óleo numa frigideira anti-aderente. Dourar o bife de ambos os lados até obter o grau de cozedura desejado. Temperar com sal e pimenta.

Juntar o alho laminado e a folha de louro. Regar com o vinho branco e deixar evaporar um pouco. Adicionar as tiras de pimento.

Incorporar a manteiga, mexendo com uma colher de pau até obter um molho cremoso e brilhante, sem deixar ferver.

Empratar o bife, regando este com o molho da frigideira. Servir de imediato, acompanhando com batatas fritas em rodelas e salada mista.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *