Sopas do Espírito Santo


Avalie a receita

Entre as várias receitas de sopas açorianas, as mais populares são as do Espírito Santo, também conhecidas por Sopas do Império. Há quem afirme que estas sopas são características da ilha Terceira e do Faial, mas é possível encontrá-las em todas as ilhas, variando a receita consoante a freguesia.
Estas sopas integram a ementa da tradicional festa do Espírito Santo, sendo confecionadas entre o Domingo de Pentecostes e outubro. No último dia das celebrações, o sétimo Domingo depois da Páscoa, é feita a sopa do Espírito Santo, com carne e legumes, sendo distribuída com pão a todos os que não pertencem ao império local.
Na base da confeção desta sopa está o pão seco, que é barrado com manteiga e posteriormente coberto com a água em que se cozeu a carne.

Ingredientes:

½ galinha
½ kg de ossos com tutano
½ repolho
750 g de carne de vaca
2 cebolas
2 dentes de alho
200 g de pão duro
4 batatas grandes
hortelã q.b.
louro
manteiga p/ barrar o pão
sal q.b.

Confeção:

Coza os ossos e a carne de vaca, juntamente com as cebolas. A meio da cozedura, junte a galinha, o repolho e as batatas. Tempere com sal a gosto.

Parta o pão em pedaços e barra-o com manteiga, colocando-o depois em tigelas, juntamente com a hortelã, o louro e o alho cortado finamente.

Deite o caldo onde cozeu as carnes por cima, até o pão ficar bem ensopado.

Abafe e adicione as carnes, o repolho e a batata somente antes de servir a sopa.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *