Ingredientes:
1 galinha caseira, cortada em pedaços – ou um frango do campo
1 l de vinho branco – açoriano, de preferência
1/2 molho de cebolas de rama, cortadas em pedaços, com a parte verde
2 cebolas, cortadas em rodelas*
2 dentes de alho, esmagados
150 g de toucinho fumado – bacon, cortado em palitos ou em cubos
1 colher (chá) de grãos inteiros de pimenta da Jamaica
2 cravinhos
1 pau de canela
1 colher (sobremesa) rasa de sal grosso marinho
banha de porco para untar – ou manteiga
Preparação:
Untar o interior de um alguidar de barro não vidrado com banha. Colocar metade das cebolas de rama, das rodelas de cebola e dos alhos no fundo do alguidar.
Sobrepor os pedaços de galinha. Juntar os palitos de toucinho. Adicionar os grãos de pimenta da Jamaica, os cravinhos e o pau de canela. Temperar com o sal.
Cobrir com os pedaços de cebola de rama, as rodelas de cebola e os alhos restantes. Regar com vinho branco em quantidade suficiente para que os ingredientes fiquem submersos. Reservar o vinho que restar.
Cobrir o alguidar com uma folha de alumínio alimentar*. Deixar marinar por umas horas, à temperatura ambiente.
Colocar o alguidar no forno, sem pré-aquecer este. Ligar o forno a 190-200ºC. Deixar cozer durante 3 horas. Desligar o forno e deixar o alguidar permanecer dentro do forno desligado de um dia para o outro.
No dia seguinte, verificar que resta líquido em quantidade suficiente dentro do alguidar – este prato deve ficar com bastante molho. Se não for o caso, acrescentar o vinho branco reservado na véspera.
Voltar a tapar o alguidar com uma folha de alumínio e colocar o alguidar no forno. Ligar novamente o forno a 190-200ºC. Deixar aquecer durante 1h15-1h30, ou até borbulhar. Remover a folha de alumínio 20-30 minutos antes do final da cozedura para que a superfície fique dourada.
Retirar o alguidar do forno e servir de seguida, ainda a borbulhar. Acompanhar – à moda terceirense – com massa sovada ou pão rústico. Ou “à continental” : com batatas cozidas, ou puré de batata caseiro, arroz branco…
* Tradicionalmente, os alguidares eram cobertos por folhas de inhame ou de couve portuguesa.