O tão conhecido caldo de peixe, apreciado nos Açores pode ser realizado com variadas qualidades de peixe… Uma forma fácil e rápida de confecccionar um dos pratos mais simples e um dos mais saborosos da região.
Ingredientes:
Para 20 pessoas
6 a 8 kg de peixe de pelo menos 4 espécies (bicuda, sargo, muge, roucas, garoupa, lírio, etc.) ;
1 ramo de salsa ;
3 folhas de louro ;
1 kg de tomate ;
7 a 8 cebolas ;
10 baga de pimenta-da-jamaica (pau de cravo) ;
4 dl de vinho branco ;
3 colheres de massa de malagueta ;
açaflor (açafrão) ;
vinagre ;
1 kg de batatas ;
2,5 dl de azeite ;
sal
Para o molho cru:
1 molho de salsa (muito grande) ;
8 a 10 cabeças de alho (com a pele roxa) ;
3 colheres de sopa de sal grosso (aprox.) ;
açaflor ;
vinagre
Corta-se o peixe em postas grossas e leva-se a cozer em lume brando num tacho com água, a salsa, o louro, o tomate e as cebolas cortadas aos quartos, a pimenta-da-jamaica, o vinho branco, a massa de malagueta, açaflor, vinagre e sal a gosto, o azeite e as batatas cortadas ás rodelas grossas.
À parte cozem-se batatas inteiras descascadas.
Num almofariz pisa-se a salsa com os dentes de alho (sem tirar a pele roxa), o sal grosso, açaflor e um pouco de vinagre. Estando tudo em papa, junta-se um pouco de água simples, batendo. Rectifica-se o paladar.
Para servir, põe-se o tacho na mesa e tira-se o peixe para uma travessa. Em cada prato coloca-se um bocadinho de peixe de cada espécie e uma batata inteira. Rega-se com o molho cru (verde). Ao mesmo tempo, serve-se o caldo em tigelas deitando em cada uma colher de molho cru. Come-se o peixe e a batata ao mesmo tempo que se vão bebendo golinhos de caldo.
Podem ser adicionados cominhos no molho ou para saborear o caldo pode-se adicionar vinho tinto.