Ingredientes:
1 capão com miúdos (cerca de 4kg);
4 a 5 figados de frango;
3 laranjas;
2 limões;
1 cálice de aguardente;
5 pães grandes;
18 ovos;
150g de manteiga;
8 dentes de alho;
1 cebola grande ou 2 médias;
1 chávena de azeitonas pretas;
sal, louro, pimenta preta e pimenta da Jamaica q.b.
Preparação:
De véspera, põe-se o capão numa marinada feita com 1,5 Ide água, a aguardente, as laranjas, os limões às rodelas, algumas delas no seu interior, sal e as pimentas. Entretanto, faz-se 0,5 1 de canja com os fígados, as pontas das asas e os miúdos, temperando-se com sal, pimenta e pimenta da Jamaica.
Recheio:
Refoga-se 1 cebola e 4 dentes de alho bem picados e 1 folha de louro, em pouca manteiga. Junta-se o miolo bem esfarelado dos pães, dá-se umas voltas e acrescenta-se a canja, mexendo bem para homogeneizar. Adiciona-se os fígados bem esmagados e sem peles e os ovos batidos, cozendo-se bastante bem até formar crosta. Fora do lume, deita-se 2 colheres de sopa de manteiga e sumo de limão. Antes de se rechear junta-se as azeitonas descaroçadas.
Seca-se o capão por dentro e por fora e esfrega-se o seu interior com uma pasta de sal, pimenta preta e o resto de alho. Recheia-se o capão em todo o seu interior e por debaixo da pele, cosendo-se nos locais passíveis de sair o recheio. Vai a assar lentamente num tabuleiro regado com manteiga e um pouco de água, se for necessário. Serve-se frio e trincha-se para que as fatias venham com recheio. Dispõem-se na travessa alternando a carne escura com a carne clara. Acompanha com salada verde e com o restante recheio existente na carcaça.